A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA
sylviabulhon@uol.com.br

quarta-feira, 10 de março de 2010

ANTROPOLOGIA&CIÊNCIA

O homem nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo.
O projeto de fundar uma ciência do homem - uma antropologia - é muito recente.
Apenas no final do séc.XVIII é que começa a se constituir um saber científico que toma o homem como objeto de conhecimento, e não mais a natureza.Até entao, o pensamento do homem sobre o homem, estava nos campos miólógicos, filosóficos,teológicos e artísticos, mas, nunca científico.
Passa de sujeito do conhecimento para objeto da ciência.
O projeto se lança muito tarde na História, nao se podia admitir o conceito de homem,enquanto regiões da humanidade permaneciam inexploradas e surge em uma regiao muito pequena do mundo - A EUROPA.
O avanço vem na segunda metade do Séc.XIX, onde as sociedades ditas primitivas ou seja, exterior a areas de civilizações européias ou norte americanas.
A principio, o objeto de estudo, se deu em sociedades distantes e simples onde se acreditava estudar o homem na sua origem, como numa situação de laboratório para posteriormente compreender a organização complexa de nossa próprias sociedades.
No inicio do séc.XX - a antropologia, que este objeto escolhido, as sociedades primitivas, estava desaparecendo em vista da evolução social, e se ve confrontada com uma crise de identidade. E PERGUNTA - SERÁ QUE A MORTE DO PRIMITIVO, DO SELVAGEM HÁ DE CAUSAR A MORTE DO OBJETO DE ESTUDO ?
E parte , então ao estudo da sociologia comparada.
E sai em busca de outra area de investigação- O CAMPONES, comparado a um selvagem , um bom objeto de estudo das nossas raizes.
O que chamamos de folclore ( FOLKLORE ) - pesquisas etnográficas.
E caminha para um terceiro caminho, nao mais atraves do estudo do selvagem ou do campones , mas sim uma abordagem epistemológica.
- O ESTUDO DO HOMEM INTEIRO
- O ESTUDO DO HOMEM EM TODAS AS SOCIEDADES, SOB TODAS AS LATITUDES EM TODOS OS SEUS ESTADOS E EM TODAS AS SUAS ÉPOCAS.
A ASTROLOGIA ESTUDA O HOMEM POR INTEIRO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário