A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA
sylviabulhon@uol.com.br

domingo, 28 de março de 2010

NÃO EXISTE INFLUÊNCIA DOS ASTROS I

Não Existe a Influência dos Astros - Parte I
por Milton Maciel
Em que se baseia, então, a Astrologia?
"Eu estudei Astrologia, Sir Halley. O senhor, não".


Sir Isaac Newton - o grande físico, matemático e astrônomo inglês, que era também astrólogo profissional - respondendo a seu amigo Halley, que estranhava interessar-se um gênio científico por Astrologia.

A tão decantada "influência" dos astros sobre a vida dos seres humanos não pode ser comprovada cientificamente. Por essa razão a Astrologia tem sido violentamente combatida por muitos cientistas, como físicos e astrônomos. E esse combate é mais do que justificado: afinal, os astrólogos vêm há milênios afirmando essa tal influência e, até hoje, não chegaram a comprova-la através de uma metodologia experimental aceitável.

A idéia de uma ação gravitacional ou eletromagnética direta não se sustenta. Há evidentes empuxos gravitacionais entre todos os corpos do sistema solar. Mas, desde a superfície da Terra, apenas a ação gravitacional do Sol (porque é muito grande) e da Lua (porque está muito próxima) se fazem sentir com intensidade. Juntas provocam os efeitos de marés, que se exercem não apenas sobre as massas líquidas dos oceanos, mas também sobre as massas rochosas dos continentes - afetando, como não poderia deixar de ser, a todos os seres vivos, vegetais, animais e humanos.

Não pairam dúvidas a respeito da suscetibilidade dos seres à influência gravitacional dos dois luminares. Bastaria, como exemplo, considerar o relógio interno de cada ser humano, governado pelos ciclos circadianos, derivados do movimento de rotação da Terra em torno do Sol. Quem tenha experimentado os efeitos de grandes diferenças de fusos horários durante as viagens sabe do que estamos falando. Por outro lado, é facilmente mensurável a influência da Lua num grande número de fenômenos e ciclos biológicos, que vão desde a abertura de válvulas das ostras até uma evidente relação da ovulação feminina humana com o ciclo lunar. Também já foi bastante comprovado, pela experiência dos plantões hospitalares e policiais, que os casos de internação por surtos psiquiátricos, casos de violência e agressões, são muito maiores nos dias no entorno da lua cheia e da lua nova.

Uma outra influência mais sutil, exercida pelos quatro planetas maiores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) é também perceptível e mensurável. Trata-se do bem estudado fenômeno das manchas solares, variações cíclicas das perturbações provocadas na coroa solar pela ação gravitacional combinada desses planetas. Júpiter, por ser o mais próximo e de maior massa governa esse ciclo de 11, 72 anos. A variação nas manchas solares provoca grandes variações no vento solar, copiosa emissão de partículas e de energia, que atinge a Terra constantemente. Essas variações cíclicas previsíveis afetam fortemente as comunicações, como já é bem sabido, mas sua influência vai muito mais além. Na verdade, o próprio clima na Terra acaba sendo afetado pelas manchas solares e muitos organismos respondem de forma perceptível às grandes tormentas do vento solar. Não é de admirar que se tenha conseguido comprovar vários ciclos de negócios humanos, principalmente agrícolas, ligados aos ciclos das manchas solares.

Essas ações diretas ou indiretas do Sol, da Lua e de alguns planetas são de fato influências físicas verdadeiras. Como tal, são detectáveis, mensuráveis e explicáveis. Existem, então, as tais influências!

Sim, isso é inegável. Mas esse tipo de influência a que nos referimos até agora não é uma "influência" astrológica. É uma influência astrofísica.

Agora vejamos como são imaginadas as "influências" astrológicas. Um astrólogo tradicionalista irá dizer coisas um tanto non sense, ilógicas, porém algumas vezes corretas no que diz respeito a certos resultados práticos finais. Vejamos algumas:

"No seu mapa natal você tem o Sol em quadratura com Saturno. Esse é um mau aspecto, pois Saturno aflige o Sol e Saturno é o planeta mais maléfico. Por isso você é um sujeito fechado, retraído, tem dificuldades para se mostrar, tem complexo de inferioridade, pode ter tido problemas com seu pai".

Traduzindo isso para o idioma português, o astrólogo está se referindo a um ângulo de aproximadamente 90 graus entre a posição do Sol e a de Saturno no mapa natal. Ele acredita que Saturno costuma produzir o mal e que Saturno está impondo ao Sol um efeito negativo. E vai mais longe: diz que você é fechado, retraído, etc., por causa dessa quadratura - em última análise, por culpa de Saturno, o grande maléfico.

É incrível essa idéia de influência de um planeta sobre o Sol. Claro que não se pode sequer imaginar que exista uma força maior, gravitacional ou eletromagnética, que um minúsculo planetinha possa impor a uma estrela tão maior: se o Sol for imaginado como uma esfera de 14 cm de diâmetro (uma bola de futebol de salão), então Saturno terá que ser representado por uma bolinha de gude de 1, 1 centímetros de diâmetro. E, até prova em contrário, é Saturno que é forçado a girar em torno do Sol - e não o oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário