A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA
sylviabulhon@uol.com.br

domingo, 28 de março de 2010

NÃO EXISTE INFLUÊNCIAS DOS ASTROS III

Não Existe a Influência dos Astros - Parte III
por Milton Maciel

Tudo o que COMEÇA num certo instante reflete a QUALIDADE desse instante.
Um mapa astrológico pode ser útil não porque sirva para mostrar raios e vibrações misteriosos e não comprováveis, vindos de planetas benéficos ou maléficos. Mas porque serve como um padrão para encontrar, por analogia somente, a qualidade do instante em que uma pessoa, ou empresa, ou país teve seu COMEÇO. Se a pessoa ou organismo coletivo tiveram seu começo num certo e bem determinado instante - e não em outro qualquer dos infinitos momentos possíveis - existe, obviamente, uma relação entre essa determinada pessoa ou organismo e esse determinado instante.
Nisso fica também implícito que O CAOS NÃO EXISTE.
Quem quer que tenha estudado a fundo o funcionamento da mente humana e, somado a isso, tenha se aventurado pelos campos da Matemática dos Fractais e da Física do Caos, se verá tentado a admitir a mesma coisa: o ACASO NÃO EXISTE. Ou seja, atribuímos ao acaso ou ao caos aquilo que ainda não conhecemos perfeitamente. Por exemplo, o meteorologista de hoje, com o uso de computadores e satélites, erra bem menos do que seus colegas de duas décadas atrás. Por que, simplesmente, conhece mais e consegue medir melhor as variáveis do seu problema específico. Quanto mais ele avança nesse processo, mais as condições climáticas lhe parecerão compreensíveis e previsíveis. Menos coisas terá ele que deixar ao ‘acaso e reconhecer como imprevisíveis.
Uma pessoa não nasce num certo lugar e num exato instante por acaso - pois esse acaso simplesmente não existe. Todo fenômeno inteligente pressupõe uma causa inteligente. Ora, a vida humana é um inegável fenômeno inteligente, por mais contraditória que possa parecer. Daí buscar-se a relação entre a vida de uma pessoa e o ponto exato do começo dessa vida, no espaço e no tempo. Daí que, para levantar um mapa astrológico e depois usa-lo na compreensão da vida de uma pessoa, tenha-se que começar sempre com as informações básicas de espaço (longitude e latitude do local de nascimento) e tempo (ano, mês, dia, hora e minuto exatos do instante do nascimento). Basta isso.
O que faz o mapa astrológico natal então? Simplesmente oferece uma maneira de ESTUDAR O INSTANTE, compreender a QUALIDADE desse instante inicial. A partir daí, tudo vai funcionar através de uma série de analogias. Em que cada planeta ou asteróide ou signo vai, de uma forma direta ou indireta, estar relacionado com uma das muitas partes em que se divide a psique humana -algo mais facilmente compreensível através do conceito psicológico de ARQUÉTIPOS.
Um mapa natal funciona pois de forma acausal, mediante a decodificação de uma linguagem que é apenas SIMBÓLICA. Saturno não causa nada, Saturno simboliza a função Superego, é um dos símbolos da figura arquetípica do pai - mas Saturno não é o Superego, Saturno não é o pai, Saturno não obrigou o pai a ser como foi na interação com o filho. Muitas vezes esse papel foi exercido pela mãe. O mapa astrológico pode ser usado como um padrão de referência acausal no estudo da vida das pessoas, empresas ou coletividades terrenas.
Como não existem influências físicas definidoras, não interessam nem a massa nem as distâncias relativas dos planetas à Terra. Se elas fossem importantes, atuariam na razão direta das massas e inversa do quadrado das distâncias. Mas, como qualquer astrólogo experiente constata, o planeta que parece ter o maior valor hierárquico é Plutão, que "impõe" seus aspectos a qualquer outro com quem tenha um contato angular (chamado de aspecto em Astrologia), incluindo o Sol e a Lua. Mas justamente Plutão tem a mais inexpressiva das forças a considerar sobre a Terra, já que dista dela mais de 4 horas-luz e é ainda menor do que a nossa Lua - um minúsculo satélite de um planeta tão pequeno.
O que fazemos então, modernamente, é considerar o mapa astrológico como uma estrutura sincronística, que nos permite inferir analogias a respeito do ser ou estrutura que tem início no instante nele retratado. Ele é apenas o retrato de um instante inicial que não aconteceu por acaso. Porque o acaso não existe. Com o auxílio desse mapa podemos cometer a indiscrição de deduzir coisas a respeito da relação de uma certa pessoa com sua mãe, por exemplo, sem que precisemos conhecer essa pessoa ou conversar previamente com ela. Podemos retirar um enorme número de informações sobre características psicológicas, físicas e relacionais dessa pessoa. E, como o mapa retrata, acima de tudo, um plano de vida, um projeto a ser desenvolvido, podemos também inferir informações a respeito de etapas futuras da vida dessa pessoa. É o que se chama Previsão Astrológica. Evidentemente as mesmas analogias podem ser empregadas para analisar características, relações e tendências futuras de uma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário