A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

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domingo, 28 de março de 2010

A SOPA QUIMICA IV

A Sopa Química - Nossa Alimentação Suicida - Parte IV



Por Jaime Benedetti

Do livro A Sopa Química - Milton Maciel - IDEL, 2008



Indígenas brasileiros, uma cultura em transição.



Os Índios do Brasil, em sua maioria, são exemplos marcantes de culturas de transição. Caçavam e coletavam alimentos na selva e nos rios, mas já começavam a desenvolver uma agricultura incipiente, com o cultivo sistemático de milho e mandioca. Esta foi domesticada por eles na Amazônia, há algo entre 4000 e 5000 anos atrás. Para livrá-la do venenoso ácido cianídrico que ela contém (mandioca brava), os indígenas desenvolveram técnicas elaboradas: deixavam-na de molho na água, depois descascavam, ralavam e secavam, obtendo a farinha. Desta faziam o pão indígena (beiju). Também da mandioca faziam sua bebida alcoólica, o cauim. Como a propagação da mandioca é vegetativa (dá-se pela simples colocação de "ramas" - pedaços de caule - no solo), a técnica de cultivo era extremamente rústica e simples, pouca coisa mais do que uma coleta de raiz silvestre. Isso garantiu à mandioca o papel de produto agrícola mais importante da cultura indígena brasileira.



Os grupos mais aculturados foram os Tupis (distribuídos pelo litoral, desde o Ceará até Cananéia, em São Paulo) e os Guaranis (distribuídos pelo litoral sul e pelo interior, nas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai). Já os mais rústicos, pertencentes ao grupo Tapuia (distribuídos mais nas grandes florestas das atuais regiões Norte e Centro-Oeste) não tinham cultivos, comiam carne crua com as mãos, não usavam nem o fogo nem instrumentos cortantes, fabricados pelos grupos mais aculturados. Ou seja, os Tapuias ainda eram plenamente paleolíticos.



Mas todos os indígenas brasileiros aproveitavam qualquer tipo de animal na alimentação, incluindo mosquitos, piolhos, larvas, lagartas, gafanhotos, formigas, cupins e lagartixas, além dos óbvios macacos, antas, capivaras, porcos do mato, cobras, aves (e seus ovos) e muitos outros animais que caçavam. Os rios e lagos lhes proporcionavam fartos estoques de peixes, sapos, rãs, enguias e jacarés.



Aqui no Brasil, como em qualquer outra parte do mundo, pode-se dizer que os seres humanos já comeram de todas as espécies de animais que se moveram sobre a Terra, após a existência do gênero Homo. Simplesmente todo e qualquer animal que teve o infortúnio de cruzar com os humanos em seu caminho, acabou em sua barriga, da larva ao elefante, do piolho à baleia.



Os índios Tupis e Guaranis tinham uma dieta muito mais rica e variada. Comiam o mesmo tipo de carne de caça e pesca abundante, citado acima. Contudo, sendo habitantes da faixa litorânea, não só se alimentavam também de peixes de mar e mariscos, como também faziam uso moderado do sal, que sabiam extrair da água do mar. Como condimento, usavam vários tipos de pimentas nativas e certas ervas aromáticas.



A dieta era extremamente rica numa ampla variedade de frutas silvestres, com especial destaque para o caju, a goiaba, o araçá, o ananás, a mangaba, a pitanga, o pequi, o cacau e o coco. Além dessas, de acordo com a região em que viviam, tinham a seu dispor um verdadeiro banquete de outras frutos: abiú, jambo, guariroba, grumixama, açaí, cupuaçu, guaraná, jaboticaba, gabiroba, camu-camu, carambola, guaraná, baru, jambolão, butiá, guabiju, licuri, jaracatiá, murici, pindaíba, murumuru, cagaita, sapoti, maracujá, pitanga, marajá, fruta-de-ema, banana-de-macaco, marôlo, araticum-cagão, taperebá, cariotade-espinho, pau-alazão, para citar apenas algumas.



Aliás, esta relação aqui apresentada é apenas uma pálida amostra das mais de trezentas diferentes espécies de frutas nativas do país. As matas ofereciam esse banquete permanente de enorme diversidade, algo inexistente nos dias de hoje, quando um reduzidíssimo número de frutas, boa parte não-nativas (em itálico), ocupa o nosso paupérrimo cardápio: banana, maçã, laranja, limão, goiaba, caju, coco, tangerinas, manga, morango, pêra, uva, pêssego, mamão, melão, melancia, abacate, maracujá, abacaxi e figo.



Mas, apesar de serem cerca de duas dúzias as espécies de frutas mais comumente consumidas agora, dificilmente todas elas chegam a fazer parte do cardápio anual dos brasileiros. Vê-se, assim, que a perda de biodiversidade é extrema, quando comparamos as dietas primitivas com as contemporâneas. A banana passou a ter uma grande importância na alimentação indígena, por causa de sua rápida propagação pelo território brasileiro, mas a banana não é uma fruta nativa do Brasil, como o são todas as outras acima citadas, incluindo o cacau, o que pode causar estranheza a algumas pessoas que acreditam, por exemplo, que o cacau originou-se apenas da América Central.



Quanto à atividade agrícola propriamente dita, além do cultivo primitivo da mandioca, os indígenas mais aculturados plantavam também o milho, conhecido como abati entre as tribos litorâneas. Contudo, uma coisa chama a atenção: embora já com hábitos de agricultores, mesmo assim a maior parte das tribos ainda não tinha abandonado totalmente o costume nômade de seus ancestrais caçadores coletores. Não se fixavam à terra por mais do que quatro anos, em média, abandonando um lugar sempre que viam diminuir ou a fertilidade do solo ou a disponibilidade de caça e pesca abundante e, portanto, extremamente fácil.



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