A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA
sylviabulhon@uol.com.br

domingo, 28 de março de 2010

A SOPA QUIMICA V

A Sopa Química - Nossa Alimentação Suicida - Parte V



Por Jaime Benedetti

Do livro A Sopa Química - Milton Maciel - IDEL, 2008



Os Colonizadores Portugueses



Quando os colonizadores portugueses chegaram ao Brasil pela primeira vez, em 1500, havia provavelmente 5 milhões de índios no Brasil. Hoje, eles estão reduzidos a menos de 10% dessa quantidade original. Nos primeiros tempos, apesar de muitas escaramuças, o convívio com os brancos foi relativamente pacífico, enquanto estes se preocuparam apenas com o extrativismo de pau-brasil.



Mas, quando os portugueses começaram a introduzir suas lavouras, os índios passaram a ser vistos como entraves à posse da terra necessária aos cultivos, pois resistiam ao avanço dos agricultores. Também passaram a ser vistos como potencial mão-de-obra barata - ou seja, escravos para as lavouras.



Mas os índios resistiram sempre, não se submeteram; eram guerreiros valentes e não sobreviviam se submetidos ao cativeiro nas roças. Ante o potencial bélico muito superior dos invasores, preferiram migrar do litoral para o interior, embrenhado-se nas selvas de difícil acesso aos colonizadores. Isso levou os colonizadores a buscar mão-de-obra escrava na África, iniciando-se assim o longo e doloroso processo de captura e transporte de centenas de milhares de africanos para o Brasil. Era a agricultura cobrando seu alto e permanente preço de escravização...

Uma Revolução Alimentar Começando há cerca de dez mil anos atrás no Oriente Médio, o cultivo de capins que dão sementes (os grãos) e a criação de animais em cativeiro foi se espalhando aos poucos pelo mundo afora, tendo chegado à Escandinávia e às Ilhas Britânicas apenas há seis mil anos.



Datam dessa mesma época também as primeiras evidências arqueológicas do consumo de leite e seus derivados de forma sistemática, gerando aquilo que pode ser chamado de laticínio, como manteiga, coalhada e queijo. Pode-se ver, assim, como é realmente novo, na história de milênios da dieta humana, o ingresso dos produtos da agricultura na nossa alimentação.



Ainda hoje temos vários remanescentes de povos que não passaram por essa transição em suas dietas, permanecendo rigorosamente caçadores-coletores, com dietas idênticas às de nossos ancestrais paleolíticos. O estudo comparado das condições de saúde dessas populações com as de nossa civilização moderna, permite chegar a evidências científicas muito sólidas a favor daqueles que ainda hoje conservam a alimentação primitiva...

Continue a leitura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário