por Sylvia Bulhon
Graças à Cora, aquela maravilhosa escritora, comemoramos hoje com carinho, o dia do vizinho...
na época de D.Archidéa, lá na Vila Mariana, esse era comemorado todo dia, Ele já existia !
D.Odete e Vovó, eram duas maricotinhas, muito amigas , eram vizinhas...
Uma tinha dois meninos e uma menina...a outra, atrás vinha, com algo um pouco diferente: as meninas passaram à frente !
Crescem ali no cotidiano do calor, onde tudo era Amor !
O Paulinho, de mansinho, anoitinha, corre, abri o portao, atravessa a rua e se abriga em outro colchão: o do vizinho !
Diz ele, que até hoje, mantem proxima a cabeceira, ao olhar pela janela, a tal Jabuticabeira !
Esta e outras como a Goiabeira, também ficaram para a história, pertenciam às memórias do quintal da famosa e misteriosa casa da Vila Mariana....sei lá ,creio que o que nao se sabia, era que Nárnia, já existia !
Nem sei bem porque, mas essa história , algumas que conheço, muito me interessa e vou lembrar aqui sem pressa.
Enquanto Sr.Antonio varria toda a guia da calçada,tinha esta "mania" todo o dia, e com as mãos balão fazia, e era com cola de farinha , que vinha lá da cozinha....pois bem, do outro lado da rua... o Sr. Gil, estava com a mente a mil, trazia para sua casa, tudo o que de mais moderno se via,pois o mundo percorria.Mas , o que intrigava, nunca naquele tempo, um vizinho com outro brigava.
Essas crianças viviam em terceira dimensão. Era algum tipo de diversão? nao sabiam.Tendo que conviver de um lado com um velho e bom fogão a lenha e do outro todo o conforto , a vida que se insinua, somente ao atravessar a rua?
Veja bem quanto tempo isso tem ! somente agora descobri, que o verdadeiro nome da irmã de D.Odete, outra fadinha, que nem precisava de varinha para sua apresentação, nao era Glorinha ou Conceição,apesar que como Dinda eu a conheci, nao vou fazer mais rodeios, era Lourdes, Maria de Lourdes, por inteiro , Pode?
Quando um deles precisasse, D.Odete, nao permitia que nenhum escapasse, era sempre com a melhor da intenção que lhe aplica a tal da injeção !!
Sua garganta está doendo? vai para a Archidea correndo, não há como escapar de sua garganta pincelar !
Nao sei se ao lembrar , deixei muito a escapar...nao me levem a mal, na minha idade, dizem : é natural!
Voce é do tempo do Terebenol ou Nebacetim,desculpem, talvez isto seja mais pra mim !!
também tenho minhas histórias, com essas que viviam por promessas ! se você tem um tempinho, nao custa nada dar tres pulinhos para Sao Longuinho !E que mal faria deitar no colinho , qualquer uma das Marias,e ouvir coisas do tipo : Macaco , esse rabo nao é seu é do cavalinho...ou comer bem devagarinho, porque dói, dói, dói....tudo isso era de fato carinho !
Bem , Lourdes Tereza e Antoninho, tinham sem dúvida nomes que nos faziam supor,eram 3santinhos?
Do outro lado , Paulinho, o pequeno, o caçula,pra que tanta explicação se o nome PAULO, nos da esta indicação...mas....Tusa, tutusa....quem assim a batizou? E Será mais um mistério que com o tempo durou... quem sabe um dia eu possa descobrir e mais uma vez poder sorrir..parece que eles inventam esses jogos, jogos do tempo ..onde os ponteiros apontam para lugar nenhum o tempo todo, e ao mesmo tempo um unico e verdadeiro lugar, um lugar onde só reina a emoção: e nele, me desculpem , eu tambem me encontro , é dentro do coração !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário