A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA

A PERFEIÇÃO VEM COM A PRÁTICA
sylviabulhon@uol.com.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMO DESENVOLVER AMIZADES MAIS PROFUNDAS

Para aprofundar amizades e torná-las mais intimas, Alam Loy, psicoterapeuta e co-diretor de um centro de aconselhamento em Glendale, Califórnia, e também autor de THE FRIENDSHIP FACTOR ( O FATOR AMIZADE ), oferece as seguintes diretrizes :

- Toque em seus amigos quando estivrer com eles. As pesoas que mantem um relacioanmento profundo, diz, escutam com os olhos, ficam bem pertinho quando conversam, e fazem contato com o corpo para manter a comunicação num nivel cálido.

- Seja pródigo em elogios. " Um bom elogio sustenta o amigo por pelo menos 2 meses "

- Seja aberto quanto aos seus sentimentos. As pessoas começam a se sentir mais proximas de nós quando sabem algo das nossas necessidasdes. Nos dias em que se sente deprimido e está sofrendo, diga isso a seu amigo. Voce ficará surpreso ao ver como se sente melhor somente pelo fato de compartilhar seus sentimentos.

- Programe momentos para conversa. Para conhecer e amar um amigo durante anos, voce precisa ter papos regulares, com ele, e isso nao deveria ser algo dificil para ambos.Nos programamos para tudo, porque nao para conversar.

- Talvez o mais importante é desenvolver a arte de escutar.Nao apenas ouvir, mas escutar com todo seu ser. Isso inclui a consciencia da linguagem de corpo um do outro, das expressoes faciais e do tom de voz. Alguns estudos mostram que até 90% do que comunicamos é nao verbal.

Mesmo conversar pelo telefone exige a nossa atenção concentrada.É um insulto, conversar com pessoas e fazer outras coisas ao mesmo tempo, desviando a atenção, ou bocejando, ...bons amigos, escutam mesmo quando nao podem ser vistos.

- como nossa mente trabalha 4 vezes mais rápido do que a maioria das pessoas fala, podemos usar este tempo extra para refletir e pensar o que está sendo dito. Escutar nao é uma atitude passiva.

- Escute e faça perguntas começando com : " o que " ou " como ".
- " Como voce se sentiu quando isto aconteceu ?"
- ' o que voce esperava ?"
- " Quais sao agora suas alternativas ?"

- Evite perguntas que comecem com " por que ", visto que elas soam como um julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário