ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente
Hoje, 13 de julho o ECA está completando 20 anos.
O Estatuto , já sofreu 11 alterações ao londo deste periodo, regido pelas atualizações na Legislação e satisfazer o momento em que a Sociedade se encontra.
17 mil jovens já passaram por lá e 15 mil destes estavam vinculados a algum tipo de infração.
Necessitamos fazer a décima segunda alteração, e nesta intervenção, levarmos em conta o fator prevenção. Nascem no Brasil,7 crianças a cada minuto.Existe de fato um programa de reeducação familiar ? Diante das problemáticas atuais com relação à renda familiar, onde , a cada dia mais mulheres necessitam trabalhar para sustentar a familia ou colaborar com a renda familiar, e crianças, ficam muitas vezes a cargo de avós, que muitas vezes nao tem mais a energia suficiente para educá-los, num universo bem diverso dos anteriores, onde criaram seus filhos e cresceram. O mundo e o comportamento muda o tempo todo em alta velocidade. Crianças, necessitam receber tratamento adequado. Muitas vezes, este avós, ou mesmo as maes e pais, no intuito de repor o tempo gasto em ausencia, falham e pecam em mimos por excesso. Quais sao os valores e principios apresentados a estas crianças ?
Pertencemos , digo isto, porque somos todos co-responsáveis, a esta educação ou melhor , criação por omissao.
Qual o reflexo desta criação na nossa Sociedade ? Te convido a refletir.
A Sociedade está esgotada pelas infrações de toda ordem causadas por adolescentes problemáticos ou não ? Será que isto é reflexo da base educacional deste adolescente?
De que forma poderiamos investir mais nas nossas Crianças?
Se o sistema de internação é falido, como recuperar de fato nossa Sociedade a partir das Crianças e Adolescente, e fazer de fato esta idéia maravilhosa do ECA , vir a valer ?
Hoje, temos uma concepção generalizada, de que o TER é mais do que o Ser. Como reverter estes valores ? Isto implica nestes fatos relatados pelo sistema carcerário?
A aceitação social, coloca em risco o comportamento desses menores?
E a problemática das drogas, se incere nas questoes anteriores de que forma?
Voce pensa que o Adolescente deve trabalhar , uma vez que tem direito a votos?
Devemos responsabiliza-lo por seus atos?
Pensamos, e sonhomas com um jovem educado e responsável. Como o ECA poderia contribuir, no caso desta crianças só os te-los por contar?
O que fazer para Inverstirmos mais em nossa Sociedade a partir de nossas crianças?
A partir desta data, há muita coisa a ser feita e pensada a respeito, para realizar a décima segunda reforma .
Sylvia Bulhon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário