ESCREVI ESTE TEXTO EM 12 DE OUTUBRO DE 2009.
SERÁ QUE ALGO MUDARÁ PARA O PROXIMO " DIA DAS CRIANÇAS "
INSPIRADO NA MUSICA DE LENINE : " RELAMPIANO ".
" Ontem, 12 de outubro, morre em Sao Paulo, mais uma criança vítima por atropelamento quanto vendia balas no semáforo da " mais paulista das avenidas". Este fato vem se repetindo com frequencia na grande Sao Paulo. Por esta razão, antropólogos, vem desenvolvendo um " pesquisa de comportamento ".
Buscando entender porque o numero de crianças mortas por atropelamento nas ruas de Sao Paulo, vem crescendo assustadoramente. Estudos estao sendo feitos, voltados a entender a vida e o cotidiano destas crianças, o que fazem nas horas anteriores ...e posteriores...
Logo cedo, já se encontram nas esquinas.Pretendem vender toda sua mercadoria e ajudarem no orçamento familiar ou simplesmente fazerem um unica refeição diaria.
Com a pesquisa ainda em andamento precoce,notamos semelhante comportamento em grande numero de crianças brasileiras, vivendo nestas condições, e em várias regioes, nao somente em Sao Paulo.
O histórico familiar é o seguinte : maes jovens, começam a parir muito cêdo, sem a menor condição física, mental e emocional.
O numero que estas mulheres tem de parceiros ao longo da vida, também é alto e frequente.
Sómente tomando como referencia estes pontos,que se repetem no gráfico de análise, temos: - crianças pequenas sem cuidados, pois a maes necessita sair e trabalhar, ganhar algo e trazer para estas crianças e dar o que comer no final do dia.Estas crianças, na maior parte das vezes, ficam sozinhas em casa, a mais velha cuida da mais nova.Quando começam a crescer, saem cêdo de cassa e voltam tarde da noite - " se viram" como podem .
Neste momento já passaram por elas, uns " tres pais " e portanto já ganharam " tres novos irmãos ".Isto, sem esquecer das doenças sexualmente transmissiveis, que é outro tema dentro da mesma pauta.
Esta criança, morta ontem, no dia das crianças,nasceu em ambiente sub-humano.
Aos sete anos de idade, chega em casa tarde da noite, depois de um dia onde se escondeu o tempo todo dos problemas sociais, prostituição, drogas etc...com fome, pois o dinheiro que tinha para um lanche, compra mercadoria para vender no dia seguinte. Os bebês, já dormem.O padrasto, está bêbado e muitas vezes ainda apanha e ou vê sua mãe apanhar.
Acorda , poucas horas depois, neném, chorando de fome, a mãe , nao tem leite para amamentar, está nervosa, nao sabe se lava as roupas ou sai para trabalhar, nao tem com quem deixar os filhos pequenos que teve com seu ultimo parceiro, que já foi embora, pois tudo isto se tornou problema pra ele, que cansou e foi fazer outro filho com outra mulher mais nova e com quem pode provar sua masculinidade , contando mais algumas barrigas.
Assim, varios " cupins" vao se avolumando à margem de rios e se aproximando cada vez mais da área urbana, vitimas da irresponsabilidade de seus pais.
Vitimas, das cidades maravilhosas com o maior " PIB ", enfim, a "chave foi pega enquanto o gingante dormia ". Mas, com quem está a chave ?
Enquanto se procura, vamos entender que estas crianças saem de casa as 4:00h. da manha, vindas de periferias, vender balas, e outras coisas, após horas dentro de um onibus, sem nada no estomago ou talvez até já tenham apanhado antes de sair de casa, enxotado por sua mãe de uns 20 e poucos anos, com talvez 4 filhos, que está preocupada porque seu atual namorado vai deixá-la porque nao teve uma menina e soube que terá outro menino ou vice - versa...comida casa, zero.Educação, zero. Saude fisica e emocional, zero. Depois de 2 anos nesta rotina, este menino de 7 a 9 anos de idade, atravessa uma avenida de intenso movimento, praticamente " dormindo ", cansado, deprimido, sonhando talvez, em vender mais hoje, para comer algo melhor e levar para os bebes em casa e talvez ainda, sonhar que fosse uma daquelas crianças que ve passando com seus pais, dentro dos carros, sorridentes com seus novos brinquedos, afinal hoje é dia das crianças, e crianças com seus cachorrinhos no colo, um animailzinho cheio de mimos e cuidados...Dia bonito para se morrer este, sonhando com um dia a mais....
Este desabafo vai para todas as crianças adultas deste pais, que nascem adultas e que LENINE, tao bem as interpretou com PAULINHO MOSKA, na música : RELAMPIANO.
e afinal, QUEM VAI SEGURAR ESTA CRIANÇA?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário