por (Sylvia Bulhon)
A astrologia é ciencia que investiga a ação dos corpos celestes sobre os objetos animados e inanimados, e a reação destes a esta influencia.Portanto, se é o estudo que veio da observação, talvez uma das primeiras observações que o homem fez, e se este observou a época boa de plantio e colheita etc...todo tipo de movimentação celeste e suas consequencias terrenas, nos fala também , da primeira observação do homem, visto que, o mapa natal é elaborado a partir de dados como latitude e longitude, dia e hora de nascimento, mostrando um desenho do céu naquele instante e nos remete á palavra HORÓSCOPO, mostrador de horas e è correlacionando ESTE individuo com ESTE " céu " ,onde o homem começa a se analisar, a se estudar e se conhecer mais,POIS DESCOBRE QUE TUDO O QUE ESTÁ EM CIMA ESTÁ EMBAIXO" e partir do estudo da natureza , ve ali a projeção do HOMEM e se utiliza desta ferramenta como estudo de si próprio.E questiona ( filosofia ): se o céu me conta algo a respeito da natureza , pode ele me contar algo sobre o homem?Este homem, que tem o poder de ação ,se movimenta, e interfere tanto na natureza , como entre si.
Pois bem, a Astrologia figura como um dos primeiros registros de aprendizado humano, é a " mãe " da astronomia , como também podemos dizer , "mãe" de todos os outros estudos tanto físicos, como psicológicos que nos permeiam e evoluem a cada dia, numa velocidade sem precedentes e cada vez mais veloz, o que nos faz, muitas vezes, esquecer de fatos do ano anterior, e portanto, o homem se especializa em áreas como a História e jornalismo, no intuito de ter um arquivo.Por vezes, nos esquecemos do que comemos no almoço, pois nossos dias, nossas horas, sao permeadas de inumeras tarefas , ao final do dia, já nem temos motivos ou razoes que nos levem a pensar no inicio da manha, pois amanhã já teremos inumeros compromissos e depois de amanhã etc..há médicos que fecham agendas anuais ...enfim, lembrar que tudo isto começou com a observação do céu ...pra que? " se a fila anda , e nao recua ".
Mas, o homem percebe também, que estudando a História, consegue captar muitos movimentos seus a partir desta, e que podem nos ser úTEIS NO FUTURO, E FUTURO, é tudo e unicamente o que interessa ao homem,( de hoje )e de ontem também, o que nos diferencia , é a velocidade com que evoluimos hoje. Ele quer sempre chegar lá e quando chega lá, quer chegar mais lá...e acaba sempre perdendo o melhor da festa , que é o PRESENTE( quem nao gosta de presente?). A HISTÓRIA nos ajuda, olhando no passado,a compreender nossos presentes e nosso presente, a origem das palavras...e coquistamos a escrita, que em sintonia com o que queremos transmitir, a conjugação de verbos, declina . E nossa vida também necessita deste movimento,destas variações que nos permitam nos entender( a vida nos presenteia , o PRESENTE É HOJE, o que a vida nos dá hoje? e se ela nos presenteia, será por nossos feitos anteriores (passado), e , assim nos coloca a analisarmos nossos atos e nos favorece na execução dos novos projetos ( futuro ), a partir de experiencias (tomar CIENCIA ).Nos parece tudo muito ÓBVIO, mas tudo isto faz parte de um PROCESSO.( que iniciou na observação e ainda hoje, apesar da evolução de todas as nossas ferramentas em todas as areas,é através da OBSERVAÇÃO que desenvolvemos novas técnicas ,mudamos de atitude, de direção a fim de nos aperfeiçoar)
Este PROCESSO, faz parte da nossa vida através de uma dialética dentro dos questionamentos de toda ordem (filosofia ),tanto no micro como no macro.
É quase impossivel dizer que Astrologia nao existe, pois está entre nós ,é óbvia através dos tempos. A tecnologia, a psicologia, a antropologia, fisica e quimica.. (compiladas por um cidadão de nome Platão,no livro VII),todas as formas de estudo e transformaçao pelas quais estamos evoluindo,cabem dentro da ASTROLOGIA o inverso ,não é verdadeiro,posto que a observação,acontece antes de todo o compendio de conhecimento adquirido, reune tudo o que chamamos de conhecimento ( o que nos diferencia do animal.Animais vivem de forma limitada, homens superam-se construindo conhecimento).Mas,ao longo do tempo,anulamos o que já se estabelece. já se descobriu a roda e a partir dela, toda a evolução,ENTÃO, LOGO, nao discutiremos mais a roda.Conhecer,se convencer de, através da melhor das experiencias que é a VIDA.
A Filosofia pesquisa, a Psicologia transforma em algo prático e a Astrologia deu luz a ambas.
Tudo o que inventamos é por necessidade e se inventou a filosofia.
Se voce for filosofo ou professor ( sofista )na area, passe pela experiencia de responder à clássica pergunta: o que voce é profissionalmente.Se responder por filosofia, vai ouvir: sim, mas o que voce faz, trabalha com o que?( deixa pra lá....)
SE PENSO , FALO, LOGO EXISTO !!como diz Mario Cortella, PENSE E FALE, se comunique e logo EXISTE !!
Antes da filosofia, tinhamos os mitos, os arquétipos que nos saciavam, mas precisavamos de mais explicações.
A astrologia é a observação da vida, e a astronomia é uma ciência de distancias,magnitudes, massas, movimentos , velocidades, localização dos astros, tendo como base OBSERVAÇÕES feitas ao telescópio. A astronomia passa s ser uma ciencia objetiva e a Astrologia denominada subjetiva. E se separam?
Para levantarmos um Horoscopo, necessitamos de calculos , necessitamos de dados obtidos na astronomia, já a descrição deste desenho do céu, é astrológico.
Se acreditamos somente no que vemos e que nos pode ser provado, tendo como base as questoes astronomicas, entao, somente nos interessa, que um astronomo nos indique se algum cataclisma vai ocorrer, se um astro corre o risco de se chocar , baseado em suas direçoes etc...e ACABAR O MUNDO !!!pois é sao coisas que nos interessam....é?(a partir daqui, poderiamos dizer que o homem nao quer que o mundo acabe, por isso o estuda, na forma de impedir terremotos e tsunamis, etc...entao temos muito o que fazer ainda, gostamos de estar aqui..queremos ser eternos, queremos a juventude eterna..os consultorios de cirurgioes plásticos estao famosos no mundo todo e isto inclui nas primeiras colocações o BRASIL.Enfim, nao queremos que este mundo físico acabe, queremos que "RENDA MAIS"...para a filosofia, deve ter um "PORQUE" em tudo isto .
Mas, concordar somente com o que se pode provar por 2+2,seria descordar de doenças reconhecidas como psicossomáticas.O que dizer de doenças que nao tem comprovaçoes no campo da física e da quimica , verificadas em laboratórios.
E nao se trata de medicina Homeopata. Os psiquiatras afirmam existir doenças de fundo emocional.Muitas vezes, problemas de pele,nao sao diagnosticas em laboratorios,e sao resolvidas em consultorios de psicologos,assim como alguns problemas de pele sao prontamente resolvidos pelo dermatologista.Bem como problemas no estomago, quando este elimina uma quantidade excessiva de ácido, algo está errado com este órgao, mas nada ao seu redor se mostra errado, o SISTEMA se mostra inalterado,após varias verificações aplicadas por um especialista .Por que o estomago está produzindo mais ácido do que o organismo necessita?Muitas vezes o diagnostico é dado pelo especialista e solucionado até mesmo por uma intervenção cirurgica ou medicação e o problema sanada. O organismo humano, trabalha de maneira perfeita ,mas, se algo, se descontrola em sua engrenagem...é possivel que isto aconteça ? E graças a Deus, temos esta maravilhosa medicina hoje que responde de maneira imediata aos danos que muitas vezes,nós provocamos ao nosso organismo ...mas, se ao contrário tudo no FUNCIONAL " parece ir bem, ALGO foge á percepção do que nos permite VER,com os olhos.
ENXERGAR o que foge a esse " mecanicismo ", entender nas "entre-linhas", as sublimaçoes do nosso organismo.
Passamos por perdas ou por ganhos( como diria Lia Luft), e isto compromete nosso organismo.
O QUE O ORGANISMO QUE ESTÁ ALI TRABALHANDO, RECEBENDO O ALIMENTO QUE INGERIMOS, FAZENDO A DIGESTAO,COMO UMA MAQUINA,( Seu computador,onde vc esta teclando a todo instante sente se voce esta triste ou feliz? ele pode ser danificado de alguma maneira em decorrencia dos acontecimentos que afetam sua vida? )A RESPOSTA É NAO. PORÉM , ELE RESPONDE A TUDO O QUE VOCE PEDIR OU NECESSITAR DELE.UMA MAQUINA RESPONDE, SERVE PARA FACILITAR O TRABALHO, AGILIZAR, PRODUZIR, nos servir.
O COMPUTADOR POR SI , NAO TOMA DECISOES, NECESSITA QUE "CLIQUEMOS",DIZEMOS A ELE O QUE QUEREMOS DELE E ELE NOS DÁ, SEGUNDO SUA CAPACIDADE.
Se os movimentos geográficos,deslocamentos de placas tectonicas , que estão ocorrendo com mais frequencia e em lugares que nao ocorriam, se o clima está em transformação, etc..e se fazemos parte deste contexto, necessitamos nos rever, assim como estamos revendo conceitos a cerca dos acontecimentos sismológicos a fim de prevenir ou com o intuito de prevenir, aprender mais, evoluir!
É fato, que os estudiosos , os geólogos, nos dizem a respeito dos ciclos, portanto, todas estas reações da natureza, sao "esperadas", estao sujeitas, á modificações mediante o tempo. Pois bem, isto também cabe e está em sincronicidade com nosso desenvolvimento humano. CICLOS. Somos parte destes ciclos em espiralados de forma ascendente.
A Astrologia, é mais uma das inumeras ferramentas que temos á nossa disposição e talvez a mais antiga, que nos concede este estudo do homem que tem como "aliado", o céu.A eclíptica.
Há dois tipos de astrologia praticados no Ocidente: astrologia tropical e astrologia sideral. a ASTROLOGIA TROPICAL da a posição de um planeta por signo e a ASTROLOGIA SIDERAL dá esta posição por constelação.
Para entender a diferença entre as duas, é preciso entender a diferença entre signos e constelações.Ambos,tem os mesmos nomes, o que causa uma considerável confusao.Há aproximadamente 4 mil anos, quando dava-se inicio o equinócio vernal, o inicio da primavera, o Sol estava na constelação de áries, portanto, coincidia com a colocação das constelações no céu, nao havia diferença. Mas, com a precessao solar, a lenta rotação da terra sobre seu eixo, o Sol, passa a entrar no seu equinócio vernal, no signo de Peixes ( anterior a Aries na roda astrologica, na ecliptica )e portanto nao coincide mais com as constelações.
Os SIGNOS (sinais), sao divisoes da ecliptica (caminho do céu, circular,pelo qual , aparentemente os planetas seguem, num caminho de 360 graus, divididos em 12 de 30 graus cada um.Portanto , cada signo ocupa um espaço de 30 graus dentro da ecliptca.
Temos 12 signos ( áries, como primeiro, seguido de touro, gemeos,cancer,leao,virgem,libra,escopiao,sagitario,capricornio,aquario e peixes).
A partir do ingresso em aries, no dia 21 de março,primeiro dia no signo de áries,se conta de 30 em 30 graus, o caminho que o sol e outros planetas irao percorrer.
E neste momento, a astrologia sideral nao coincide com a tropical e portanto , o sol pode estar na constelação de peixes, porém , no signo de áries.E isto, faz com que algumas pessoas se familiarizem mais com a astronomia e analizem o sol em peixes.Os dois estao corretos.A astrologia sideral e tropical se baseiam em principios diferentes, e as duas sao válidas, porém a astrologia tropical é a que abrange o homem como o todo e como um todo inclui toda e qualquer observação de forma única.O objetivo da Astrologia é abrir novos horizontes de entendimento e ampliar e enriquecer o âmbito da vida !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário