Reportagem que foi ao ar ontem na GloboNews, se refere ao novo comportamento dos internautas versus o jornalismo.
"As chuvas de abril que pararam o Rio de Janeiro movimentaram internautas que fizeram centenas de flagrantes da tragédia e depois inundaram os canais de comunicação.
A cobertura ficou enriquecida com relatos e imagens de pessoas que estavam em diferentes lugares - ilhados, inundados - mas com uma câmera ou um celular na mão. O fenômeno não é novo, mas a intensidade sim. O que isso muda no processo de comunicação? Que caminhos são abertos pelas novas tecnologias? "
A NATUREZA HUMANA EM REDE
Os védeos colaborativos enviados por internautas, mostra que o comportamento das pessoas com relação ao mundo a seu redor muda.Antes, o homem se comunicava com a máquina, hoje se utiliza de máquinas cada vez menores e com maior capacidade em capturar imagens, além de agilizar sua comunicação em geral.
Estamos prestes a decidir por mais uma eleição, e a maneira como vai proceder esta vinculação na mídia, com certeza será muito diferente das anteriores.
Os jornalista, que recebem contribuiçoes de internautas, devem estar atentos , fazer o " filtro " , pois ocorrem montagens , sobreposições de imagens falsas, prejudicando e emissora responsavel pelo veiculo da noticia.
Mas, por outro lado, obriga os profissionais na área de jornalismo, a fazerem coberturas em locais, onde ele não teria acesso ou que tenha recebido esta informação por um internauta.
Muitas vezes, as pessoas captam imagens de locais onde os reporteres nao chegariam, de dentro das suas casas, das janelas, como foi o caso dessa enchente que está ocorrendo no Rio de Janeiro e de tantas outras.
A forma como o Internauta vem se aprimorando no registro das situações nos leva a pensar : Qual será o destino do jornalismo? terá uma rivalidade ou um acrescimo, no sentido de se unirem.
O filósofo alemão contemporaneo : PETER SLOTER DART, que trabalha sobre as teorias da linguagem, chama este comportamento de efeito ESPUMA.
Ou seja, na idéia de que a espuma ,é composta por varias particulas, pequenas bolhas que se unem e juntas formam , dao forma, a um bloco maleável ,é rala e se desmancha com facilidade.
Esta teoria da Espuma, faz a sobreposição de linguagens e imagens .Organiza e descreve os fenomenos , sem dominio de modelos.
Provavelmente , o Marketing vai ter que rever seus conceitos com relação ás proximas eleiçoes, onde seu papel interativo vai além da imagem !!
Estamos diante de um novo momento, e em geral o que é novo , traz mais rejeição á mudanças, porque propoe trabalho, algo vai ser desfeito e teremos que trabalhar para melhorar o que já tinhamos, é o processo,porém a rapidez é tanta , que nao sabemos se o processo vem antes, está no meio do resultado !!
( comentando programa "entre" )(Sylvia Bulhon)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário