POR ( JOSÉ ANGELO GAIARSA )
RETIRADO DO LIVRO : O OLHAR - ed.Gente
OS "MILAGRES" de terapeutas famosos- as entrevistas que marcam época, passam para livros e geram " técnicas " - nascem invariavelmente de individuos soltos, de Stekel a Moreno, de Erickson a Pearls. Tornaram-se notáveis pela capacidade de improvisar - pela " competencia " em nao seguir regras...
Sem transgressao nao há individualização ! De onde se deduz que só quando nao sigo regras estou fazenhdo como convém, pois cada paciente e cada terapeuta, em cada hora clinica, nao é o mesmo, nem é igual ao outro ( cliente )paciente ou à outra ( hora ).
Enfim, no prefácio à ANÁLISE DO CARÁTER, REICH, negando - inconscientemente ! - toda a noção de ciência, afirma que uma técnica eficiente só pode nascer no aqui e agora, isto é , nunca se repete e portanto nao é técnica - nem ciência ! Porque técnica e ciência sao termos que só podem ser aplicados ao que se repete - descoberta e uso de " leis naturais ", isto é , de repetições bem constatadas.
Aliás e enfim , estamos falando do cotidiano, no qual a cada momento determinamos o futuro à custa do que vamos decidindo aqui e agora.Se renunciamos à decisão ( que envolve escolha e portanto incerteza ), entramos em repetição- sinonimo de inconsciencia e de automatismo, de " defesa de nossos Sagrados Valores Tradicionais",conservadorismo.
Generalizando, o curso da história, ou o destino da humanidade, é determinado a cada momento pela soma das escolhas feitas aqui e agora por todos os seres humanos.
Isto é , ao mesmo tempo a estrutura social naquele instante- e em todos os instantes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário